Julho é o mês de conscientização de hepatites virais

O mês de julho foi indicado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais para prevenção de hepatites virais, mas não significa que os demais meses sejam menos importantes, todos os meses devemos prevenir as hepatites virais.

Segundo a OMS 3% da população mundial tem hepatite C, desse modo, é importante que todos os indivíduos façam testes gratuitos na rede pública de saúde, se for constatada a presença do vírus, o tratamento também é disponibilizado de forma gratuita pela rede pública de saúde.

Os tipos mais comuns de hepatites virais são:

  • Hepatite A – são vírus que são transmitidos pelo contato com água, contato do aperto de mão, alimentos contaminados, a chamada transmissão fecal oral.
  • Hepatite B – é uma doença sexualmente transmissível, ou seja, ela é frequentemente transmitida pelo sexo.
  • Hepatite C – é uma doença que é transmitida por sangue e agulhas contaminadas de forma parenteral, pode ocorrer por transmissão sexual, mas essa transmissão é pouco frequente, não é tão comum quanto a hepatite B.
  • Hepatite D – é uma doença sexualmente transmissível, ou seja, ela é frequentemente transmitida pelo sexo.
  • Hepatite E – são vírus que são transmitidos pelo contato com água, contato do aperto de mão, alimentos contaminados, a chamada transmissão fecal oral.

Todos podem provocar hepatite aguda, mas somente os vírus B, C e D podem evoluir de forma crônica.

Desse modo, é importante fazer o teste no posto de saúde, todas as vacinas e se prevenir, tomando os cuidados com a higiene, uso de preservativo, não compartilhar materiais perfurocortantes.

Fonte: www.vivamaisvivamelhor.com.br

COMPARTILHE

veja mais